
Sobre a Trek Fuel EX 8 Plus 2019
A Trek Fuel EX 8 Plus 2019 é uma Mountain Bike Full Suspension em alumínio designada para a prática do Trail. Vem equipada com o grupo SRAM GX Eagle de 12 velocidades (1x12). Possui cabeamento interno, canote retrátil, e cubo dianteiro boost. A bike tem o peso aproximado de 14,51 kg.
Tecnologias
Cabeamento interno
Uma bicicleta com cabeamento interno significa que os cabos de freio, câmbio, canote, etc, passam por dentro do quadro e não por fora como são normalmente vistos na maioria das bikes. No geral, o cabeamento interno não faz diferença no rendimento da bike, porém melhora na manutenção, limpeza e também deixa a bike mais bonita de forma geral.
Canote retrátil
O canote retrátil possui um sistema hidráulico ou a ar embutido que torna possível ajsutar a altura do selim durante a pedalada. Esse sistema é controlado atrás de uma alavanca posicionada no guidão. Na prática, é possível abaixar a altura do selim consideravelmente durante uma descida mais técnica, por exemplo.
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Tapered head tube
O Tapered head tube ou tubo de direção cônico como também é chamado é um avanço recente no design dos quadros. A principal vantagem é tornar o tubo de direção mais rígido, mas também traz uma melhora na precisão da direção e também na resistência do quadro na junções com o tubo superior e inferior.
Tubeless ready
O tubless é a tecnologia que possibilita a não utilização de câmaras de ar nos pneus da bicicleta. O invés da câmara é utilizado um líquido selante que é responsável por evitar que o ar saia pelas extremidades do pneu além de reparar pequenos furos no pneu. Uma bike Tubless ready significa que tanto o pneu quando o aro suportam a tecnologia tubless.
Especificações
Manoplas
/
Grip
|
Bontrager XR Trail Elite
|
---|
Guidão
/
Handlebar
|
Bontrager Line, 35mm, 15mm rise, 750mm width
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
Bontrager Arvada
|
Freio
/
Brakes
|
Shimano Deore BR-M6000
Freio a disco hidráulico
2 pistões
|
G03S Resin J03A Resin ** BL-MT501 BL-T6000 SM-RT56**** SM-RT64 SM-RT66 |
|
Caixa de direção
/
Headset
|
Trek Knock Block Integrated
|
Alavancas de freio
/
Brake lever
|
Shimano Deore BL-M6000
|
Canote
/
Seatpost
|
Bontrager Line
|
Mesa
/
Steam
|
Bontrager Line
|
Corrente
/
Chain
|
SRAM GX Eagle
244 g
|
---|---|
|
|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
SRAM DUB PressFit BB92
|
Cassete
/
Cassette
|
SRAM XG-1275 Eagle
12s
|
|
|
Trocadores
/
Shifter
|
SRAM GX Eagle
11v
|
|
|
Pedivela
/
Crankset
|
Truvativ Descendant DUB
11/12v
555 g
|
DUB PF89.5 DUB PF92 DUB PF30 MTB73 DUB BB30 MTB73 DUB:BSA73 PF89.5 PF92 PF30 MTB73 BB30 MTB73 BSA MTB68SP |
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
SRAM GX Eagle
12s
|
|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
Fox 34 Float Rhythm
|
---|---|
Quadro
/
Frame
|
Trek Alpha Platinum Aluminum
|
Suspensão traseira
/
Rear suspension
|
Fox Float Performance EVOL
|
Aros
/
Rims
|
Bontrager Line Comp 40
|
---|---|
Raios
/
Spokes
|
DT Swiss Nailhead
|
Pneus
/
Tires
|
Bontrager XR4 Team Issue 27.5x2.80˝
|
Geometria
Size | 15.5" High | 15.5" Low | 17.5" High | 17.5" Low | 18.5" High | 18.5" Low | 19.5" High | 19.5" Low | 21.5" High | 21.5" Low | 23" High | 23" Low |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
394,0
|
394,0
|
419,0
|
419,0
|
440,0
|
440,0
|
470,0
|
470,0
|
510,0
|
510,0
|
560,0
|
560,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
74,2º
|
73,5º
|
74,2º
|
73,5º
|
74,2º
|
73,6º
|
74,2º
|
73,6º
|
74,2º
|
73,6º
|
74,2º
|
73,6º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
559,0
|
560,0
|
594,0
|
595,0
|
611,0
|
612,0
|
626,0
|
627,0
|
651,0
|
651,0
|
680,0
|
680,0
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
100,0
|
100,0
|
100,0
|
100,0
|
100,0
|
100,0
|
100,0
|
100,0
|
110,0
|
110,0
|
145,0
|
145,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
67,2º
|
66,6º
|
67,2º
|
66,6º
|
67,2º
|
66,6º
|
67,2º
|
66,6º
|
67,2º
|
66,6º
|
67,2º
|
66,6º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
47,0
|
52,0
|
48,0
|
52,0
|
49,0
|
52,0
|
49,0
|
52,0
|
49,0
|
52,0
|
44,0
|
47,0
|
g
Trilha
Trail
|
102,0
|
106,0
|
102,0
|
106,0
|
102,0
|
106,0
|
102,0
|
106,0
|
102,0
|
106,0
|
102,0
|
106,0
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
1115,0
|
1116,0
|
1150,0
|
1151,0
|
1167,0
|
1168,0
|
1182,0
|
1183,0
|
1208,0
|
1209,0
|
1241,0
|
1241,0
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
427,0
|
426,0
|
427,0
|
426,0
|
427,0
|
426,0
|
427,0
|
426,0
|
427,0
|
426,0
|
427,0
|
426,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
30,0
|
39,0
|
30,0
|
39,0
|
30,0
|
39,0
|
30,0
|
39,0
|
30,0
|
39,0
|
30,0
|
39,0
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
601,0
|
607,0
|
600,0
|
606,0
|
600,0
|
606,0
|
600,0
|
606,0
|
609,0
|
615,0
|
642,0
|
647,0
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
389,0
|
381,0
|
424,0
|
416,0
|
440,0
|
433,0
|
455,0
|
448,0
|
477,0
|
470,0
|
501,0
|
494,0
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
761,0
|
754,0
|
741,0
|
734,0
|
736,0
|
729,0
|
731,0
|
724,0
|
741,0
|
734,0
|
781,0
|
774,0
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
329,0
|
323,0
|
329,0
|
323,0
|
329,0
|
323,0
|
329,0
|
323,0
|
329,0
|
323,0
|
329,0
|
323,0
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
690,0
|
693,0
|
725,0
|
728,0
|
742,0
|
745,0
|
757,0
|
760,0
|
783,0
|
786,0
|
816,0
|
818,0
|
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