
Sobre a Scott Contessa Genius 920 2021
A Scott Contessa Genius 920 2021 é uma Mountain Bike Full Suspension em alumínio designada para a prática do Enduro. Vem equipada com o grupo SRAM NX de 12 velocidades (1x12). Possui cabeamento interno, canote retrátil, e cubo dianteiro boost. A bike tem o peso aproximado de 14,7 kg.
Tecnologias
Cabeamento interno
Uma bicicleta com cabeamento interno significa que os cabos de freio, câmbio, canote, etc, passam por dentro do quadro e não por fora como são normalmente vistos na maioria das bikes. No geral, o cabeamento interno não faz diferença no rendimento da bike, porém melhora na manutenção, limpeza e também deixa a bike mais bonita de forma geral.
Canote retrátil
O canote retrátil possui um sistema hidráulico ou a ar embutido que torna possível ajsutar a altura do selim durante a pedalada. Esse sistema é controlado atrás de uma alavanca posicionada no guidão. Na prática, é possível abaixar a altura do selim consideravelmente durante uma descida mais técnica, por exemplo.
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Tapered head tube
O Tapered head tube ou tubo de direção cônico como também é chamado é um avanço recente no design dos quadros. A principal vantagem é tornar o tubo de direção mais rígido, mas também traz uma melhora na precisão da direção e também na resistência do quadro na junções com o tubo superior e inferior.
Trava remota guidão
A trava remota torna possível trava tanto a suspensão dianteira quanto traseira da bike por meio de uma alavanca no guidão. Na prática, muita energia da pedalada é transferida para as suspensões, então convém travá-las durante uma subida para ter um rendimento maior, por exemplo.
Tubeless ready
O tubless é a tecnologia que possibilita a não utilização de câmaras de ar nos pneus da bicicleta. O invés da câmara é utilizado um líquido selante que é responsável por evitar que o ar saia pelas extremidades do pneu além de reparar pequenos furos no pneu. Uma bike Tubless ready significa que tanto o pneu quando o aro suportam a tecnologia tubless.
Especificações
Selim
/
Saddle
|
Syncros Savona 2.5
|
---|---|
Guidão
/
Handlebar
|
Syncros Hixon 2.0
|
Caixa de direção
/
Headset
|
Syncros Pro Press Fit / Tapered 1.5"-1 1/8"
|
Mesa
/
Steam
|
Syncros FL2.0 / 6061 Alloy / 6° / 31.8mm / 1 1/8"
|
Canote
/
Seatpost
|
Syncros Duncan Dropper Post 2.0 31.6mm
|
Discos
/
Discs
|
Shimano SM-RT30
|
|
|
Freio
/
Brakes
|
Shimano BR-MT200
Freio a disco hidráulico
2 pistões
|
BL-MT200 SM-RT26* |
Corrente
/
Chain
|
SRAM NX Eagle
252 g
|
---|---|
|
|
Trocadores
/
Shifter
|
SRAM SX Eagle Trigger
12v
|
|
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
SRAM NX Eagle
12s
339 g
|
|
|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
SRAM DUB
|
Pedivela
/
Crankset
|
SRAM SX Eagle
11, 11/12v
|
DUB BSA73 DUB PF89.5 DUB PF92 DUB PF30 MTB73 DUB BB30 MTB73 DUB:BSA73 PF89.5 PF92 PF30 MTB73 BB30 MTB73 BSA MTB68SP PowerSpline BB |
|
Cassete
/
Cassette
|
SRAM SX PG1210
|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
Marzocchi Z2 Air
|
---|---|
Suspensão traseira
/
Rear suspension
|
X-Fusion NUDE Trunnion
|
Quadro
/
Frame
|
Scott Genius Alloy 6011
|
Pneus
/
Tires
|
Maxxis Dissector
|
---|---|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
Formula CL-148S
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
Formula CL-811
|
Aros
/
Rims
|
Syncros X-30
|
Geometria
Size | SM High | SM Low | MD High | MD Low | LG High | LG Low |
---|---|---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
410,0
|
410,0
|
440,0
|
440,0
|
480,0
|
480,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
75,3º
|
74,7º
|
75,3º
|
74,7º
|
75,3º
|
74,8º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
561,2
|
562,7
|
594,2
|
595,8
|
624,8
|
626,4
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
95,0
|
95,0
|
95,0
|
95,0
|
110,0
|
110,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
65,6º
|
65,0º
|
65,6º
|
65,0º
|
65,6º
|
65,0º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
51,0
|
51,0
|
51,0
|
51,0
|
51,0
|
50,0
|
g
Trilha
Trail
|
107,3
|
117,7
|
107,3
|
117,6
|
107,3
|
117,5
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
1157,6
|
1158,9
|
1190,6
|
1191,9
|
1223,8
|
1225,1
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
429,0
|
431,0
|
429,0
|
431,0
|
429,0
|
431,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
20,0
|
27,4
|
20,0
|
27,5
|
20,0
|
27,6
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
588,5
|
592,7
|
588,5
|
592,9
|
602,2
|
606,7
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
405,0
|
398,9
|
438,0
|
432,1
|
465,0
|
459,1
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
340,0
|
346,1
|
340,0
|
346,0
|
340,0
|
345,9
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
729,0
|
729,0
|
762,0
|
762,0
|
796,0
|
795,0
|
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