Vitus Rapide 29 Mountain 2022
Sobre a Vitus Rapide 29 Mountain 2022
A Vitus Rapide 29 Mountain 2022 é uma Mountain Bike Hardtail em alumínio designada para a prática do Cross Country. Vem equipada com o grupo Shimano Deore de 10 velocidades (1x10). Possui cubo dianteiro boost, cubo traseiro boost, e eixo passante. A bike tem o peso aproximado de 11,2 kg.
Tecnologias
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Eixo passante
Os eixos passantes foram originalmente projetados para bikes de downhill, mas se tornaram populares com o passar do tempo e hoje tem tomado o lugar dos clássicos quick-releases. Esse eixo é composto por uma haste mais rígida que entra por um lado do garfo/quadro e é rosqueado do outro lado. Isso garante uma estrutura mais rígida e segura se comparada aos quick-releases.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Tapered head tube
O Tapered head tube ou tubo de direção cônico como também é chamado é um avanço recente no design dos quadros. A principal vantagem é tornar o tubo de direção mais rígido, mas também traz uma melhora na precisão da direção e também na resistência do quadro na junções com o tubo superior e inferior.
Trava remota guidão
A trava remota torna possível trava tanto a suspensão dianteira quanto traseira da bike por meio de uma alavanca no guidão. Na prática, muita energia da pedalada é transferida para as suspensões, então convém travá-las durante uma subida para ter um rendimento maior, por exemplo.
Tubeless ready
O tubless é a tecnologia que possibilita a não utilização de câmaras de ar nos pneus da bicicleta. O invés da câmara é utilizado um líquido selante que é responsável por evitar que o ar saia pelas extremidades do pneu além de reparar pequenos furos no pneu. Uma bike Tubless ready significa que tanto o pneu quando o aro suportam a tecnologia tubless.
Especificações
Manoplas
/
Grip
|
Vitus Lock On, N/A
|
---|
Mesa
/
Steam
|
Vitus 6061 Alloy, Reach - S: 70mm, M:80mm, L:90mm, XL: 100mm, 31.8mm Handlebar Clamp Diameter, -7° Rise
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
Vitus, Black, Steel Rails
|
Caixa de direção
/
Headset
|
Acros AiX-322 R3, IS41.8mm/28.6mm upper & ZS52mm/40mm lower to suit 1-1/8" upper tapered to 1.5" lower headtube
|
Canote
/
Seatpost
|
Vitus 6061 Alloy, 31.6mm Diameter x 400mm Long
|
Guidão
/
Handlebar
|
Vitus 6061 Alloy, 5mm rise, 9° back sweep, S: 720mm wide, M/ L/XL: 740mm wide
|
Discos
/
Discs
|
Shimano RT56, 180mm Front, 160mm Rear, 6 Bolt Hub Fitment
|
Freio
/
Brakes
|
Shimano BR-MT400
Freio a disco hidráulico
2 pistões
|
BL-MT401 BL-MT402-3A SM-RT54* SM-RT56* |
Pedivela
/
Crankset
|
Shimano Deore M5100, 30T Narrow Wide Chainring, S: 170mm Crank Length M/L/XL: 175mm Crank Length
|
---|---|
Trocadores
/
Shifter
|
Shimano Deore M4100, 10 Speed, Rapidfire Plus
|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
Shimano BB52, BSA Threaded BB
|
Cassete
/
Cassette
|
Sunrace 10-speed
|
Corrente
/
Chain
|
KMC X10
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
Shimano Deore RD-M5120
Cage SGS
11/10v
|
42T (2x11/2x10-speed) |
Quadro
/
Frame
|
Rapide 6061-T6 Aluminium, Post disc brake mounts, BSA threaded BB, Boost hub spacing – 148mm x 12mm thru axle. Axle Specifications: 181mm Length, 16mm Thread Length, M12xP1.5 Thread Pitch
|
---|---|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
RockShox Recon Silver RL
Solo Air
|
|
Aros
/
Rims
|
WTB ST i25 TCS 2.0, 29", 32H, Presta Valve, Tubeless Ready Rim Tape Installed
|
---|---|
Pneus
/
Tires
|
Schwalbe Racing Ray Evo, 29” x 2.25” Snakeskin, TLE, Addix SpeedGrip Compound
|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
Vitus KT H5ER-SH, 32H, 6 Bolt Disc Fitment, 148mm x 12mm
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
Vitus KT DHF112, 32H, 6 Bolt Disc Fitment, 110mm x 15mm
|
Geometria
Size | SM | MD | LG | XL |
---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
390,0
|
440,0
|
480,0
|
530,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
73,0º
|
73,0º
|
73,0º
|
73,0º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
597,0
|
617,0
|
637,0
|
657,0
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
95,0
|
100,0
|
115,0
|
125,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
67,0º
|
67,0º
|
67,0º
|
67,0º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
51,0
|
51,0
|
47,0
|
51,0
|
g
Trilha
Trail
|
104,0
|
104,0
|
108,0
|
104,0
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
1128,7
|
1151,5
|
1168,1
|
1194,2
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
442,0
|
442,0
|
442,0
|
442,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
65,0
|
60,0
|
60,0
|
60,0
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
628,0
|
628,0
|
642,0
|
651,0
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
407,0
|
427,0
|
442,0
|
460,0
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
-
|
-
|
-
|
-
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
309,0
|
314,0
|
314,0
|
314,0
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
695,0
|
716,0
|
733,0
|
759,0
|
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