
Sobre a Trek Fuel EX 9.9 29 2018
A Trek Fuel EX 9.9 29 2018 é uma Mountain Bike Full Suspension em carbono designada para a prática do Trail. Vem equipada com o grupo SRAM XX1 Eagle de 12 velocidades (1x12). Possui cabeamento interno, canote retrátil, e cubo dianteiro boost. A bike tem o peso aproximado de 11,93 kg.
Tecnologias
Cabeamento interno
Uma bicicleta com cabeamento interno significa que os cabos de freio, câmbio, canote, etc, passam por dentro do quadro e não por fora como são normalmente vistos na maioria das bikes. No geral, o cabeamento interno não faz diferença no rendimento da bike, porém melhora na manutenção, limpeza e também deixa a bike mais bonita de forma geral.
Canote retrátil
O canote retrátil possui um sistema hidráulico ou a ar embutido que torna possível ajsutar a altura do selim durante a pedalada. Esse sistema é controlado atrás de uma alavanca posicionada no guidão. Na prática, é possível abaixar a altura do selim consideravelmente durante uma descida mais técnica, por exemplo.
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Tapered head tube
O Tapered head tube ou tubo de direção cônico como também é chamado é um avanço recente no design dos quadros. A principal vantagem é tornar o tubo de direção mais rígido, mas também traz uma melhora na precisão da direção e também na resistência do quadro na junções com o tubo superior e inferior.
Tubeless ready
O tubless é a tecnologia que possibilita a não utilização de câmaras de ar nos pneus da bicicleta. O invés da câmara é utilizado um líquido selante que é responsável por evitar que o ar saia pelas extremidades do pneu além de reparar pequenos furos no pneu. Uma bike Tubless ready significa que tanto o pneu quando o aro suportam a tecnologia tubless.
Especificações
Manoplas
/
Grip
|
Bontrager Race Lite, lock-on
|
---|---|
Pedais
/
Pedals
|
Not included
|
Mesa
/
Steam
|
Bontrager Line Pro, Knock Block, 35mm, 0 degree
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
Bontrager Evoke RXL, carbon rails
|
Caixa de direção
/
Headset
|
FSA Knock Block IS-2, E2, sealed cartridge
|
Canote
/
Seatpost
|
Bontrager Drop Line, internal routing, 31.6mm (15.5: 100mm / 17.5 & 18.5: 125mm / 19.5 & 21.5: 150mm)
|
Guidão
/
Handlebar
|
Bontrager Line Pro, OCLV Carbon, 35mm, 15mm rise, 750mm width
|
Alavancas de freio
/
Brake lever
|
SRAM Guide Ultimate carbon hydraulic
|
Freio
/
Brakes
|
SRAM Guide Ultimate
Hidráulico
360 g
|
|
Pedivela
/
Crankset
|
SRAM XX1 Eagle, 32T Direct Mount X-Sync
|
---|---|
Trocadores
/
Shifter
|
SRAM XX1 Eagle, 12 speed
|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
PF92
|
Cassete
/
Cassette
|
SRAM XG-1295 X01 Eagle
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
SRAM XX1 Eagle
12s
|
|
|
Corrente
/
Chain
|
SRAM XX1 Eagle
239 g
|
|
Quadro
/
Frame
|
OCLV Mountain Carbon main frame & stays, ABP, Boost148, Knock Block steerer stop, Full Floater, EVO link, E2 tapered head tube, Mino Link, Control Freak internal routing, Carbon Armor, PF92, ISCG 05, G2 Geometry, 130mm travel
|
---|---|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
Fox 34 Float Factory
|
Suspensão traseira
/
Rear suspension
|
Fox Float Factory EVOL
|
Aros
/
Rims
|
Bontrager Line Pro 30, OCLV Carbon, Tubeless Ready, 108T Rapid Drive, Boost110 front, Boost148 rear, tubeless strips included, valves sold separately
|
---|---|
Pneus
/
Tires
|
Bontrager XR4 Team Issue, Tubeless Ready, Inner Strength sidewalls, aramid bead, 29x2.40˝
|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
Bontrager Line Pro 30, 108T Rapid Drive, Boost110 front, Boost148 rear
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
Bontrager Line Pro 30, 108T Rapid Drive, Boost110 front, Boost148 rear
|
Geometria
Size | 15.5" High | 17.5" High | 18.5" High | 19.5" High | 21.5" High |
---|---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
394,0
|
419,0
|
440,0
|
470,0
|
510,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
74,7º
|
74,7º
|
74,7º
|
74,7º
|
74,7º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
537,0
|
572,0
|
589,0
|
604,0
|
630,0
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
100,0
|
100,0
|
100,0
|
100,0
|
110,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
67,7º
|
67,7º
|
67,7º
|
67,7º
|
67,7º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
51,0
|
53,0
|
53,0
|
53,0
|
53,0
|
g
Trilha
Trail
|
98,0
|
98,0
|
98,0
|
98,0
|
98,0
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
1115,0
|
1150,0
|
1167,0
|
1182,0
|
1208,0
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
426,0
|
426,0
|
426,0
|
426,0
|
426,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
30,0
|
30,0
|
30,0
|
30,0
|
30,0
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
598,0
|
597,0
|
597,0
|
597,0
|
606,0
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
393,0
|
427,0
|
444,0
|
459,0
|
481,0
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
761,0
|
737,0
|
732,0
|
725,0
|
754,0
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
344,0
|
344,0
|
344,0
|
344,0
|
344,0
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
691,0
|
726,0
|
743,0
|
758,0
|
784,0
|
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