
Sobre a Trek Fuel EX 8 2021
A Trek Fuel EX 8 2021 é uma Mountain Bike Full Suspension em alumínio designada para a prática do Trail. Vem equipada com o grupo Shimano XT. Possui cabeamento interno, canote retrátil, e cubo dianteiro boost. A bike tem o peso aproximado de 13,86 kg.
Tecnologias
Cabeamento interno
Uma bicicleta com cabeamento interno significa que os cabos de freio, câmbio, canote, etc, passam por dentro do quadro e não por fora como são normalmente vistos na maioria das bikes. No geral, o cabeamento interno não faz diferença no rendimento da bike, porém melhora na manutenção, limpeza e também deixa a bike mais bonita de forma geral.
Canote retrátil
O canote retrátil possui um sistema hidráulico ou a ar embutido que torna possível ajsutar a altura do selim durante a pedalada. Esse sistema é controlado atrás de uma alavanca posicionada no guidão. Na prática, é possível abaixar a altura do selim consideravelmente durante uma descida mais técnica, por exemplo.
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Eixo passante
Os eixos passantes foram originalmente projetados para bikes de downhill, mas se tornaram populares com o passar do tempo e hoje tem tomado o lugar dos clássicos quick-releases. Esse eixo é composto por uma haste mais rígida que entra por um lado do garfo/quadro e é rosqueado do outro lado. Isso garante uma estrutura mais rígida e segura se comparada aos quick-releases.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Tapered head tube
O Tapered head tube ou tubo de direção cônico como também é chamado é um avanço recente no design dos quadros. A principal vantagem é tornar o tubo de direção mais rígido, mas também traz uma melhora na precisão da direção e também na resistência do quadro na junções com o tubo superior e inferior.
Tubeless ready
O tubless é a tecnologia que possibilita a não utilização de câmaras de ar nos pneus da bicicleta. O invés da câmara é utilizado um líquido selante que é responsável por evitar que o ar saia pelas extremidades do pneu além de reparar pequenos furos no pneu. Uma bike Tubless ready significa que tanto o pneu quando o aro suportam a tecnologia tubless.
Especificações
Manoplas
/
Grip
|
Bontrager XR Trail Elite, nylon lock-on
|
---|
Mesa
/
Steam
|
Size: XS, S, Bontrager Line, 35 mm, Knock Block, 0-degree, 40 mm length; Size: M, ML, L, XL, XXL, Bontrager Line, 35 mm, Knock Block, 0-degree, 50 mm length
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
Bontrager Arvada, hollow chromoly rails, 138 mm width
|
Canote
/
Seatpost
|
Size: XS, S, Bontrager Line Dropper, 100 mm travel, internal routing, 31.6 mm, 345 mm length; Size: M, ML, L, XL, XXL, Bontrager Line Dropper, 150mm travel, internal routing, 31.6 mm, 440mm length
|
Guidão
/
Handlebar
|
Size: XS, S, Bontrager Line, alloy, 35 mm, 27.5 mm rise, 750 mm width; Size: M, ML, L, XL, XXL, Bontrager Line, alloy, 35 mm, 27.5 mm rise, 780 mm width
|
Discos
/
Discs
|
Size: XS, S, M, ML, L, XL, XXL, Shimano RT66, 6-bolt, 180mm; Size: M, ML, L, XL, XXL, Shimano RT66, 6-bolt, 203 mm
|
Freio
/
Brakes
|
Shimano BR-MT410
Freio a disco hidráulico
2 pistões
|
SM-RT54* SM-RT56* |
Trocadores
/
Shifter
|
Shimano XT M8100, 12-speed
|
---|---|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
Shimano MT500, 92 mm, PressFit
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
Shimano Deore XT RD-M8100
284 g
Cage SGS
12v
|
|
|
Cassete
/
Cassette
|
Shimano Deore XT CS-M8100-12
HYPERGLIDE+
|
10-51T 10-51T: 470g |
|
Corrente
/
Chain
|
Shimano CN-M7100
252 g
|
|
Quadro
/
Frame
|
Alpha Platinum Aluminium, tapered head tube, Knock Block, Control Freak internal routing, downtube guard, ISCG 05, magnesium rocker link, Mino Link, ABP, Boost148, 130 mm travel
|
---|---|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
Fox 34 Float Rhythm
|
Suspensão traseira
/
Rear suspension
|
Fox Float Performance EVOL
|
Aros
/
Rims
|
Bontrager Line Comp 30, Tubeless Ready, 6-bolt, Boost110, 15 mm thru axle
|
---|---|
Pneus
/
Tires
|
Size: XS, S, M, ML, L, XL, XXL, Bontrager XR4 Team Issue, Tubeless Ready, Inner Strength sidewalls, aramid bead, 120 tpi, 29.x2.40"; Size: XS, S, Bontrager XR4 Team Issue, Tubeless Ready, Inner Strength sidewalls, aramid bead, 120 tpi, 27.5x2.60"; Size: S, M, ML, L, XL, XXL, Bontrager XR4 Team Issue, Tubeless Ready, Inner Strength sidewalls, aramid bead, 120 tpi, 29x2.60"
|
Raios
/
Spokes
|
DT Swiss Champion, J-Bend, Black
|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
Bontrager alloy, sealed bearing, alloy axle, 6-bolt, Shimano MicroSpline freehub, Boost148, 12 mm thru axle
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
Bontrager alloy, sealed bearing, alloy axle, 6-bolt, Boost110, 15 mm thru axle
|
Geometria
Size | 14" High | 14" Low | 15.5" High | 15.5" Low | 17.5" High | 17.5" Low | 18.5" High | 18.5" Low | 19.5" High | 19.5" Low | 21.5" High | 21.5" Low | 23" High | 23" Low |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
355,0
|
356,0
|
395,0
|
395,0
|
420,0
|
420,0
|
435,0
|
435,0
|
450,0
|
450,0
|
500,0
|
500,0
|
540,0
|
540,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
75,5º
|
75,0º
|
75,5º
|
75,0º
|
75,5º
|
75,0º
|
75,5º
|
75,0º
|
75,5º
|
75,0º
|
75,5º
|
75,0º
|
75,5º
|
75,0º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
551,0
|
552,0
|
573,0
|
574,0
|
608,0
|
609,0
|
624,0
|
625,0
|
639,0
|
640,0
|
668,0
|
669,0
|
693,0
|
694,0
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
90,0
|
90,0
|
100,0
|
100,0
|
100,0
|
100,0
|
105,0
|
105,0
|
105,0
|
105,0
|
120,0
|
120,0
|
140,0
|
140,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
66,5º
|
66,0º
|
66,5º
|
66,0º
|
66,5º
|
66,0º
|
66,5º
|
66,0º
|
66,5º
|
66,0º
|
66,5º
|
66,0º
|
66,5º
|
66,0º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
42,0
|
43,0
|
42,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
g
Trilha
Trail
|
106,0
|
111,0
|
106,0
|
111,0
|
116,0
|
119,0
|
116,0
|
119,0
|
116,0
|
119,0
|
116,0
|
119,0
|
116,0
|
119,0
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
1125,0
|
1126,0
|
1149,0
|
1150,0
|
1184,0
|
1185,0
|
1201,0
|
1202,0
|
1216,0
|
1217,0
|
1247,0
|
1248,0
|
1275,0
|
1276,0
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
442,0
|
443,0
|
442,0
|
443,0
|
442,0
|
443,0
|
442,0
|
443,0
|
442,0
|
443,0
|
442,0
|
443,0
|
442,0
|
443,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
14,0
|
21,0
|
14,0
|
21,0
|
28,0
|
34,0
|
28,0
|
34,0
|
27,0
|
34,0
|
27,0
|
34,0
|
27,0
|
34,0
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
565,0
|
569,0
|
574,0
|
578,0
|
611,0
|
615,0
|
615,0
|
619,0
|
615,0
|
619,0
|
629,0
|
633,0
|
647,0
|
651,0
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
406,0
|
401,0
|
426,0
|
421,0
|
451,0
|
446,0
|
466,0
|
461,0
|
481,0
|
476,0
|
506,0
|
501,0
|
526,0
|
521,0
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
706,0
|
701,0
|
713,0
|
706,0
|
754,0
|
748,0
|
757,0
|
751,0
|
762,0
|
756,0
|
774,0
|
768,0
|
812,0
|
806,0
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
341,0
|
335,0
|
341,0
|
335,0
|
346,0
|
340,0
|
346,0
|
340,0
|
346,0
|
340,0
|
346,0
|
340,0
|
346,0
|
340,0
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
683,0
|
684,0
|
707,0
|
708,0
|
743,0
|
744,0
|
760,0
|
761,0
|
775,0
|
776,0
|
806,0
|
807,0
|
834,0
|
835,0
|
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