Sobre a Trek Fuel EX 5 Deore 2022
A Trek Fuel EX 5 Deore 2022 é uma Mountain Bike Full Suspension em alumínio designada para a prática do Trail. Vem equipada com o grupo Shimano Deore de 12 velocidades (1x12). Possui canote retrátil, cubo dianteiro boost, e cubo traseiro boost. A bike tem o peso aproximado de 15,7 kg.
Tecnologias
Canote retrátil
O canote retrátil possui um sistema hidráulico ou a ar embutido que torna possível ajsutar a altura do selim durante a pedalada. Esse sistema é controlado atrás de uma alavanca posicionada no guidão. Na prática, é possível abaixar a altura do selim consideravelmente durante uma descida mais técnica, por exemplo.
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Eixo passante
Os eixos passantes foram originalmente projetados para bikes de downhill, mas se tornaram populares com o passar do tempo e hoje tem tomado o lugar dos clássicos quick-releases. Esse eixo é composto por uma haste mais rígida que entra por um lado do garfo/quadro e é rosqueado do outro lado. Isso garante uma estrutura mais rígida e segura se comparada aos quick-releases.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Tapered head tube
O Tapered head tube ou tubo de direção cônico como também é chamado é um avanço recente no design dos quadros. A principal vantagem é tornar o tubo de direção mais rígido, mas também traz uma melhora na precisão da direção e também na resistência do quadro na junções com o tubo superior e inferior.
Especificações
Manoplas
/
Grip
|
Bontrager XR Trail Comp, nylon lock-on
|
---|
Mesa
/
Steam
|
Bontrager Rhythm Comp, 31.8mm, Knock Block, 0 degree, 50mm length
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
Bontrager Arvada, steel rails, 138mm width
|
Caixa de direção
/
Headset
|
Knock Block Integrated, 58-degree radius, cartridge bearing, 1-1/8'' top, 1.5'' bottom
|
Canote
/
Seatpost
|
Size: XS, S, TranzX JD-YSP18, 100mm travel, internal routing, 31.6mm, 361mm length; Size: M, ML, L, XL, TranzX JD-YSP18, 130mm travel, internal routing, 31.6mm, 425mm length
|
Guidão
/
Handlebar
|
Bontrager alloy, 31.8mm, 15mm rise, 750mm width
|
Discos
/
Discs
|
Shimano RT56, 6-bolt, 180mm
|
Freio
/
Brakes
|
Shimano BR-MT200
Freio a disco hidráulico
2 pistões
|
BL-MT200 SM-RT26* |
Pedivela
/
Crankset
|
Size: XS, S, M, ML, L, Shimano MT511, 30T steel ring, 52mm chainline, 170mm length; Size: M, ML, L, XL, Shimano MT511, 30T steel ring, 52mm chainline, 175mm length
|
---|---|
Trocadores
/
Shifter
|
Shimano Deore M6100, 12 speed
|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
Shimano MT500, 92mm, PressFit
|
Corrente
/
Chain
|
Shimano CN-M6100
252 g
|
|
|
Cassete
/
Cassette
|
Shimano Deore CS-M6100-12
HYPERGLIDE+
|
|
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
Shimano Deore RD-M6100
Cage SGS
12v
|
|
Quadro
/
Frame
|
aluminum frame
|
---|---|
Suspensão traseira
/
Rear suspension
|
X-Fusion O2 Pro RL
|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
RockShox Recon Silver
|
Aros
/
Rims
|
Alex MD35, tubeless compatible, 32-hole, 35mm width, presta valve
|
---|---|
Pneus
/
Tires
|
Size: XS, S, Bontrager XR4 Comp, wire bead, 30 tpi, 27.5x2.60''; Size: S, M, ML, L, XL, Bontrager XR4 Comp, wire bead, 30 tpi, 29x2.60''
|
Raios
/
Spokes
|
14g stainless steel
|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
Size: XS, S, M, ML, L, XL, Bontrager alloy, sealed bearing, alloy axle, 6-bolt, Shimano MicroSpline freehub, Boost148, 12mm thru axle; Size: XS, S, M, ML, L, XL, Bontrager alloy, sealed bearing, 6-bolt, Shimano MicroSpline freehub, Boost148, 12mm thru axle
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
Bontrager alloy, 6-bolt, Boost110, 15mm thru axle
|
Geometria
Size | XS High | XS Low | SM High | SM Low | SM High | SM Low | MD High | MD Low | MD/LG High | MD/LG Low | LG High | LG Low | XL High | XL Low |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
355,0
|
356,0
|
395,0
|
395,0
|
395,0
|
395,0
|
420,0
|
420,0
|
435,0
|
435,0
|
450,0
|
450,0
|
500,0
|
500,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
75,5º
|
75,0º
|
75,5º
|
75,0º
|
75,5º
|
75,0º
|
75,5º
|
75,0º
|
75,5º
|
75,0º
|
75,5º
|
75,0º
|
75,5º
|
75,0º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
551,0
|
552,0
|
573,0
|
574,0
|
583,0
|
584,0
|
608,0
|
609,0
|
624,0
|
625,0
|
639,0
|
640,0
|
668,0
|
669,0
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
90,0
|
90,0
|
100,0
|
100,0
|
100,0
|
100,0
|
100,0
|
100,0
|
105,0
|
105,0
|
105,0
|
105,0
|
120,0
|
120,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
66,5º
|
66,0º
|
66,5º
|
66,0º
|
66,5º
|
66,0º
|
66,5º
|
66,0º
|
66,5º
|
66,0º
|
66,5º
|
66,0º
|
66,5º
|
66,0º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
42,0
|
43,0
|
42,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
43,0
|
g
Trilha
Trail
|
106,0
|
111,0
|
106,0
|
111,0
|
115,0
|
119,0
|
116,0
|
119,0
|
116,0
|
119,0
|
116,0
|
119,0
|
116,0
|
119,0
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
1125,0
|
1126,0
|
1149,0
|
1150,0
|
1159,0
|
1160,0
|
1184,0
|
1185,0
|
1201,0
|
1202,0
|
1216,0
|
1217,0
|
1247,0
|
1248,0
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
442,0
|
443,0
|
442,0
|
443,0
|
442,0
|
443,0
|
442,0
|
443,0
|
442,0
|
443,0
|
442,0
|
443,0
|
442,0
|
443,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
14,0
|
21,0
|
14,0
|
21,0
|
28,0
|
34,0
|
28,0
|
34,0
|
28,0
|
34,0
|
27,0
|
34,0
|
27,0
|
34,0
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
565,0
|
569,0
|
574,0
|
578,0
|
611,0
|
615,0
|
611,0
|
615,0
|
615,0
|
619,0
|
615,0
|
619,0
|
629,0
|
633,0
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
406,0
|
401,0
|
426,0
|
421,0
|
426,0
|
421,0
|
451,0
|
446,0
|
466,0
|
461,0
|
481,0
|
476,0
|
506,0
|
501,0
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
706,0
|
701,0
|
713,0
|
706,0
|
713,0
|
707,0
|
754,0
|
748,0
|
757,0
|
751,0
|
762,0
|
756,0
|
774,0
|
768,0
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
341,0
|
335,0
|
341,0
|
335,0
|
346,0
|
340,0
|
346,0
|
340,0
|
346,0
|
340,0
|
346,0
|
340,0
|
346,0
|
340,0
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
683,0
|
684,0
|
707,0
|
708,0
|
718,0
|
719,0
|
743,0
|
744,0
|
760,0
|
761,0
|
775,0
|
776,0
|
806,0
|
807,0
|
Assine a nossa newsletter
Receba no seu email as últimas novidades no mundo do ciclismo, lançamentos, tendências, calendário de provas e muito mais.
Não se preocupe, nós odiamos SPAM assim como você.
Comparar bikes