
Sobre a Specialized Stumpjumper EVO LTD 2021
A Specialized Stumpjumper EVO LTD 2021 é uma Mountain Bike Full Suspension em carbono designada para a prática do Enduro. Vem equipada com o grupo SRAM X01 Eagle de 12 velocidades (1x12). Possui cabeamento interno, canote retrátil, e cubo dianteiro boost.
Tecnologias
Cabeamento interno
Uma bicicleta com cabeamento interno significa que os cabos de freio, câmbio, canote, etc, passam por dentro do quadro e não por fora como são normalmente vistos na maioria das bikes. No geral, o cabeamento interno não faz diferença no rendimento da bike, porém melhora na manutenção, limpeza e também deixa a bike mais bonita de forma geral.
Canote retrátil
O canote retrátil possui um sistema hidráulico ou a ar embutido que torna possível ajsutar a altura do selim durante a pedalada. Esse sistema é controlado atrás de uma alavanca posicionada no guidão. Na prática, é possível abaixar a altura do selim consideravelmente durante uma descida mais técnica, por exemplo.
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Tapered head tube
O Tapered head tube ou tubo de direção cônico como também é chamado é um avanço recente no design dos quadros. A principal vantagem é tornar o tubo de direção mais rígido, mas também traz uma melhora na precisão da direção e também na resistência do quadro na junções com o tubo superior e inferior.
Tubeless ready
O tubless é a tecnologia que possibilita a não utilização de câmaras de ar nos pneus da bicicleta. O invés da câmara é utilizado um líquido selante que é responsável por evitar que o ar saia pelas extremidades do pneu além de reparar pequenos furos no pneu. Uma bike Tubless ready significa que tanto o pneu quando o aro suportam a tecnologia tubless.
Especificações
Manoplas
/
Grip
|
Diety, Supracush, Black
|
---|
Mesa
/
Steam
|
Deity Copperhead, 35.0mm
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
Bridge, 155/143mm, Hollow Ti-rails
|
Canote
/
Seatpost
|
OneUp, Dropper Post-V2, MMX lever, 34.9 (S1:120mm, S2/S3:150mm, S4: 180mm, S5/S6: 210mm)
|
Guidão
/
Handlebar
|
Specialized Trail, 7050 alloy, 8-degree backsweep, 6-degree upsweep, 30mm rise, 800mm, 35mm clamp
|
Freio
/
Brakes
|
SRAM Code RS
|
Pedivela
/
Crankset
|
SRAM Descendant 7K, DUB, S1:165mm, S2-S5: 170mm, S6: 175mm, Alloy, 30T
|
---|---|
Trocadores
/
Shifter
|
SRAM X01, trigger, 12-speed
|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
SRAM DUB, BSA 73mm, threaded
|
Corrente
/
Chain
|
SRAM GX Eagle
244 g
|
|
|
Cassete
/
Cassette
|
SRAM XG-1275 Eagle
12s
|
|
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
SRAM X01 Eagle
12s
|
|
Quadro
/
Frame
|
FACT 11m carbon chassis and rear-end, asymmetrical design, 29 / 27.5 Trail Mullet Geometry, SWAT™ Door integration, head tube angle adjustment, horst pivot BB adjustment, threaded BB, fully enclosed internal cable routing, 12x148mm dropouts, sealed cartridge bearing pivots, replaceable derailleur hanger, 150mm of travel
|
---|---|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
RockShox ZEB Select+
DebonAir, Dual Position Air
2265 g
|
|
|
Suspensão traseira
/
Rear suspension
|
RockShox Super Deluxe Select+
445 g
|
|
Aros
/
Rims
|
Roval Traverse 29 / 27.5, hookless alloy, 30mm inner width, tubeless ready
|
---|---|
Pneus
/
Tires
|
Front: Butcher, GRID TRAIL casing, GRIPTON® T9 compound, 2Bliss Ready, 29x2.3", Rear: Eliminator, GRID TRAIL casing, GRIPTON® T7 compound, 2Bliss Ready, 27.5 x 2.3"
|
Raios
/
Spokes
|
DT Swiss Competition Race
|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
Roval Traverse, DT Swiss 370 internals, 3-pawl design, SRAM XD driver body, 12mm thru-axle, 148mm spacing, 28h
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
Roval Traverse, sealed cartridge bearings, 15x110mm spacing, 28h
|
Geometria
Size | S1 | S2 | S3 | S4 | S5 | S6 |
---|---|---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
385,0
|
385,0
|
405,0
|
425,0
|
445,0
|
465,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
78,0º
|
77,6º
|
77,2º
|
76,9º
|
77,0º
|
77,0º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
540,0
|
566,0
|
592,0
|
625,0
|
649,0
|
681,0
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
95,0
|
95,0
|
105,0
|
115,0
|
125,0
|
135,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
64,5º
|
64,5º
|
64,5º
|
64,5º
|
64,5º
|
64,5º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
g
Trilha
Trail
|
131,0
|
131,0
|
131,0
|
131,0
|
131,0
|
131,0
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
1167,0
|
1191,0
|
1216,0
|
1247,0
|
1285,0
|
1319,0
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
438,0
|
438,0
|
438,0
|
438,0
|
448,0
|
448,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
40,0
|
35,0
|
35,0
|
35,0
|
35,0
|
35,0
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
615,0
|
619,0
|
628,0
|
637,0
|
646,0
|
656,0
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
410,0
|
430,0
|
450,0
|
477,0
|
500,0
|
530,0
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
735,0
|
766,0
|
765,0
|
764,0
|
769,0
|
772,0
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
335,0
|
340,0
|
340,0
|
340,0
|
340,0
|
340,0
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
732,0
|
756,0
|
780,0
|
809,0
|
838,0
|
873,0
|
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