Sobre a Specialized Stumpjumper Comp Alloy 2022
A Specialized Stumpjumper Comp Alloy 2022 é uma Mountain Bike Full Suspension em alumínio designada para a prática do Trail. Vem equipada com o grupo SRAM NX Eagle de 12 velocidades (1x12). Possui canote retrátil, cubo dianteiro boost, e cubo traseiro boost.
Tecnologias
Canote retrátil
O canote retrátil possui um sistema hidráulico ou a ar embutido que torna possível ajsutar a altura do selim durante a pedalada. Esse sistema é controlado atrás de uma alavanca posicionada no guidão. Na prática, é possível abaixar a altura do selim consideravelmente durante uma descida mais técnica, por exemplo.
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Eixo passante
Os eixos passantes foram originalmente projetados para bikes de downhill, mas se tornaram populares com o passar do tempo e hoje tem tomado o lugar dos clássicos quick-releases. Esse eixo é composto por uma haste mais rígida que entra por um lado do garfo/quadro e é rosqueado do outro lado. Isso garante uma estrutura mais rígida e segura se comparada aos quick-releases.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Tubeless ready
O tubless é a tecnologia que possibilita a não utilização de câmaras de ar nos pneus da bicicleta. O invés da câmara é utilizado um líquido selante que é responsável por evitar que o ar saia pelas extremidades do pneu além de reparar pequenos furos no pneu. Uma bike Tubless ready significa que tanto o pneu quando o aro suportam a tecnologia tubless.
Especificações
Mesa
/
Steam
|
Alloy Trail Stem, 35mm bar bore
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
Bridge Comp, Hollow Cr-mo rails, 155/143mm
|
Canote
/
Seatpost
|
X-Fusion Manic, infinite adjustable, two-bolt head, bottom mount cable routing, remote SLR LE lever, 34.9, S1: 100mm, S2: 125mm, S3: 150mm, S4/S5: 175mm, S6: 190mm
|
Guidão
/
Handlebar
|
Specialized, 6061 alloy, 6-degree upsweep, 8-degree backsweep, 30mm rise, 780mm width
|
Freio
/
Brakes
|
SRAM G2 R
Hidráulico
393 g
|
|
Pedivela
/
Crankset
|
SRAM NX Eagle, DUB, S1:165mm, S2-S5: 170mm, S6: 175mm, Steel, 30T
|
---|---|
Trocadores
/
Shifter
|
SRAM NX Eagle, trigger, 12-speed
|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
SRAM DUB, BSA 73mm, threaded
|
Corrente
/
Chain
|
SRAM NX Eagle
252 g
|
|
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
SRAM NX Eagle
12s
339 g
|
|
|
Cassete
/
Cassette
|
SRAM PG-1230 Eagle
12s
615 g
|
|
Quadro
/
Frame
|
Alloy chassis and rear-end, asymmetrical design, 29 Trail Geometry, horst pivot BB adjustment, threaded BB, 12x148mm dropouts, sealed cartridge bearing pivots, replaceable derailleur hanger, 130mm of travel
|
---|---|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
Fox 34 Float Rhythm
|
Suspensão traseira
/
Rear suspension
|
Fox Float DPS Performance
|
Aros
/
Rims
|
Specialized 29, hookless alloy, 30mm inner width, tubeless ready
|
---|---|
Pneus
/
Tires
|
Front: Butcher, GRID casing, GRIPTON® T7 compound, 29x2.3", Rear: Purgatory, GRID casing, GRIPTON® T7 compound, 29x2.3"
|
Raios
/
Spokes
|
DT Swiss Industry
|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
Alloy, sealed cartridge bearings, 12x148mm thru-axle, 32h
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
Alloy, sealed cartridge bearings, 15x110mm thru-axle, 28h
|
Geometria
Size | S1 | S2 | S3 | S4 | S5 | S6 |
---|---|---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
385,0
|
385,0
|
405,0
|
425,0
|
445,0
|
465,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
77,7º
|
77,7º
|
77,5º
|
77,2º
|
77,0º
|
76,9º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
547,0
|
565,0
|
588,0
|
617,0
|
645,0
|
678,0
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
100,0
|
100,0
|
110,0
|
120,0
|
130,0
|
140,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
65,0º
|
65,0º
|
65,0º
|
65,0º
|
65,0º
|
65,0º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
g
Trilha
Trail
|
126,0
|
126,0
|
126,0
|
126,0
|
126,0
|
126,0
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
1170,0
|
1190,0
|
1214,0
|
1243,0
|
1282,0
|
1317,0
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
446,0
|
446,0
|
446,0
|
446,0
|
456,0
|
456,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
47,0
|
42,0
|
42,0
|
42,0
|
42,0
|
42,0
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
620,0
|
615,0
|
625,0
|
633,0
|
641,0
|
651,0
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
412,0
|
432,0
|
452,0
|
477,0
|
502,0
|
532,0
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
744,0
|
744,0
|
752,0
|
755,0
|
779,0
|
786,0
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
327,0
|
332,0
|
332,0
|
332,0
|
332,0
|
332,0
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
726,0
|
746,0
|
770,0
|
799,0
|
828,0
|
863,0
|
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