
Sobre a Specialized S-Works Stumpjumper 2022
A Specialized S-Works Stumpjumper 2022 é uma Mountain Bike Full Suspension em carbono designada para a prática do Trail. Vem equipada com o grupo SRAM XX1 Eagle AXS de 12 velocidades (1x12). Possui cabeamento interno, canote retrátil, e cubo dianteiro boost.
Tecnologias
Cabeamento interno
Uma bicicleta com cabeamento interno significa que os cabos de freio, câmbio, canote, etc, passam por dentro do quadro e não por fora como são normalmente vistos na maioria das bikes. No geral, o cabeamento interno não faz diferença no rendimento da bike, porém melhora na manutenção, limpeza e também deixa a bike mais bonita de forma geral.
Canote retrátil
O canote retrátil possui um sistema hidráulico ou a ar embutido que torna possível ajsutar a altura do selim durante a pedalada. Esse sistema é controlado atrás de uma alavanca posicionada no guidão. Na prática, é possível abaixar a altura do selim consideravelmente durante uma descida mais técnica, por exemplo.
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Eixo passante
Os eixos passantes foram originalmente projetados para bikes de downhill, mas se tornaram populares com o passar do tempo e hoje tem tomado o lugar dos clássicos quick-releases. Esse eixo é composto por uma haste mais rígida que entra por um lado do garfo/quadro e é rosqueado do outro lado. Isso garante uma estrutura mais rígida e segura se comparada aos quick-releases.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Especificações
Manoplas
/
Grip
|
Deity, Knuckleduster, Black
|
---|
Mesa
/
Steam
|
Deity, 35.0mm
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
Bridge, 155/143mm, Hollow Ti-rails
|
Canote
/
Seatpost
|
RockShox Reverb AXS, 30.9, 1X remote, (S1:100mm, S2: 125mm, S3: 150mm, S4-S6: 170mm)
|
Guidão
/
Handlebar
|
Roval Traverse SL Carbon, riser bar, 6-degree upsweep, 8-degree backsweep, 30mm rise, 780mm, 35.0mm
|
Freio
/
Brakes
|
SRAM G2 Ultimate
Hidráulico
238 g
|
|
Pedivela
/
Crankset
|
SRAM XX1 Eagle, DUB, S1:165mm, S2-S5: 170mm, S6: 175mm, Alloy, 30T
|
---|---|
Trocadores
/
Shifter
|
SRAM Eagle AXS Rocker Paddle
|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
SRAM DUB, BSA 73mm, threaded
|
Cassete
/
Cassette
|
SRAM XG-1299 Eagle
12s
|
|
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
SRAM XX1 Eagle AXS
12s
|
|
|
Corrente
/
Chain
|
SRAM XX1 Eagle
239 g
|
|
Quadro
/
Frame
|
FACT 11m carbon chassis and rear-end, asymmetrical design, 29 Trail Geometry, SWAT™ Door integration, flip chip Head Tube/Bottom Bracket adjustment, threaded BB, fully enclosed internal cable routing, 12x148mm dropouts, sealed cartridge bearing pivots, replaceable derailleur hanger, 130mm of travel
|
---|---|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
Fox 34 Float Factory Kashima
|
Suspensão traseira
/
Rear suspension
|
Fox Float DPS Factory Kashima
|
Aros
/
Rims
|
Roval Control 240, hookless carbon, 29mm inner width, hand-built, 2Bliss Ready
|
---|---|
Pneus
/
Tires
|
Front: Butcher, GRID casing, GRIPTON® T7 compound, 29x2.3", Rear: Purgatory, GRID casing, GRIPTON® T7 compound, 29x2.3"
|
Raios
/
Spokes
|
DT Swiss Competition Race
|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
DT Swiss 240, Ratchet EXP, 36t engagement, SRAM XD driver body, 12mm thru-axle, 148mm spacing, 28h
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
DT Swiss 240, sealed cartridge bearings, 15x110mm spacing, 28h
|
Geometria
Size | S1 | S2 | S3 | S4 | S5 | S6 |
---|---|---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
385,0
|
385,0
|
405,0
|
425,0
|
445,0
|
465,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
76,0º
|
76,0º
|
76,0º
|
76,0º
|
76,0º
|
76,0º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
565,0
|
585,0
|
607,0
|
634,0
|
662,0
|
694,0
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
95,0
|
100,0
|
110,0
|
120,0
|
130,0
|
140,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
65,0º
|
65,0º
|
65,0º
|
65,0º
|
65,0º
|
65,0º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
g
Trilha
Trail
|
126,0
|
126,0
|
126,0
|
126,0
|
126,0
|
126,0
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
1154,0
|
1177,0
|
1202,0
|
1230,0
|
1270,0
|
1304,0
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
434,0
|
434,0
|
434,0
|
434,0
|
444,0
|
444,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
47,0
|
42,0
|
42,0
|
42,0
|
42,0
|
42,0
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
616,0
|
615,0
|
624,0
|
634,0
|
643,0
|
652,0
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
412,0
|
432,0
|
452,0
|
477,0
|
502,0
|
532,0
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
732,0
|
736,0
|
746,0
|
751,0
|
759,0
|
759,0
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
328,0
|
333,0
|
333,0
|
333,0
|
333,0
|
333,0
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
724,0
|
746,0
|
770,0
|
800,0
|
829,0
|
863,0
|
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