Sobre a Specialized Fuse Expert 29 2022
A Specialized Fuse Expert 29 2022 é uma Mountain Bike Hardtail em alumínio designada para a prática do Trail. Vem equipada com o grupo SRAM GX Eagle de 12 velocidades (1x12). Possui cabeamento interno, canote retrátil, e cubo dianteiro boost.
Tecnologias
Cabeamento interno
Uma bicicleta com cabeamento interno significa que os cabos de freio, câmbio, canote, etc, passam por dentro do quadro e não por fora como são normalmente vistos na maioria das bikes. No geral, o cabeamento interno não faz diferença no rendimento da bike, porém melhora na manutenção, limpeza e também deixa a bike mais bonita de forma geral.
Canote retrátil
O canote retrátil possui um sistema hidráulico ou a ar embutido que torna possível ajsutar a altura do selim durante a pedalada. Esse sistema é controlado atrás de uma alavanca posicionada no guidão. Na prática, é possível abaixar a altura do selim consideravelmente durante uma descida mais técnica, por exemplo.
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Eixo passante
Os eixos passantes foram originalmente projetados para bikes de downhill, mas se tornaram populares com o passar do tempo e hoje tem tomado o lugar dos clássicos quick-releases. Esse eixo é composto por uma haste mais rígida que entra por um lado do garfo/quadro e é rosqueado do outro lado. Isso garante uma estrutura mais rígida e segura se comparada aos quick-releases.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Tapered head tube
O Tapered head tube ou tubo de direção cônico como também é chamado é um avanço recente no design dos quadros. A principal vantagem é tornar o tubo de direção mais rígido, mas também traz uma melhora na precisão da direção e também na resistência do quadro na junções com o tubo superior e inferior.
Tubeless ready
O tubless é a tecnologia que possibilita a não utilização de câmaras de ar nos pneus da bicicleta. O invés da câmara é utilizado um líquido selante que é responsável por evitar que o ar saia pelas extremidades do pneu além de reparar pequenos furos no pneu. Uma bike Tubless ready significa que tanto o pneu quando o aro suportam a tecnologia tubless.
Especificações
Mesa
/
Steam
|
Stout 3D-forged alloy, 31.8mm, 6-degree rise
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
Bridge Comp, Hollow Cr-mo rails, 155/143mm
|
Canote
/
Seatpost
|
TranzX dropper, 34.9mm, S1: 100mm, S2: 125mm, S3: 150mm. S4-S5: 170mm, S6- 200mm
|
Guidão
/
Handlebar
|
Stout Riser, double-butted alloy, 9-degree backsweep, 5-degree upsweep, 15mm rise, 750mm / 780mm width, 31.8mm
|
Freio
/
Brakes
|
SRAM G2 R
Hidráulico
393 g
|
|
Pedivela
/
Crankset
|
SRAM, X1 Alloy Eagle, 12-speed, 32T
|
---|---|
Trocadores
/
Shifter
|
SRAM GX Eagle, 12-speed
|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
SRAM DUB, BSA 73mm, threaded
|
Cassete
/
Cassette
|
SRAM XG-1275 Eagle
12s
|
|
|
Corrente
/
Chain
|
SRAM NX Eagle
252 g
|
|
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
SRAM GX Eagle
12s
|
|
Quadro
/
Frame
|
Specialized M4 Premium Aluminum, 148mm thru-axle, adjustable dropout, SS compatible, tapered head tube, internal cable routing
|
---|---|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
Fox 34 Float Rhythm
|
Aros
/
Rims
|
Specialized Alloy, Tubeless Ready, 29mm internal width, 28h
|
---|---|
Pneus
/
Tires
|
Front: Eliminator, GRID TRAIL casing, GRIPTON® T7 compound, 2Bliss Ready, 27.5x2.6", Rear: Eliminator, GRID TRAIL casing, GRIPTON® T7 compound, 2Bliss Ready, 27.5x2.6"
|
Raios
/
Spokes
|
Stainless, 14g
|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
Alloy, sealed cartridge bearings, 148mmx12mm thru-axle, 28h
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
Alloy, sealed cartridge bearings, 15x110mm thru-axle, 28h
|
Geometria
Size | XS | SM | MD | LG | XL |
---|---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
340,0
|
375,0
|
410,0
|
455,0
|
505,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
74,0º
|
74,0º
|
74,0º
|
74,0º
|
74,0º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
570,0
|
590,0
|
610,0
|
634,0
|
658,0
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
95,0
|
95,0
|
95,0
|
110,0
|
125,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
66,5º
|
66,5º
|
66,5º
|
66,5º
|
66,5º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
46,0
|
46,0
|
46,0
|
46,0
|
46,0
|
g
Trilha
Trail
|
113,0
|
113,0
|
113,0
|
113,0
|
113,0
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
1113,0
|
1133,0
|
1153,0
|
1179,0
|
1205,0
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
411,0
|
411,0
|
411,0
|
411,0
|
411,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
60,0
|
60,0
|
60,0
|
60,0
|
60,0
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
616,0
|
616,0
|
616,0
|
630,0
|
643,0
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
391,0
|
411,0
|
431,0
|
451,0
|
471,0
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
718,0
|
738,0
|
741,0
|
745,0
|
784,0
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
315,0
|
315,0
|
315,0
|
315,0
|
315,0
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
698,0
|
718,0
|
738,0
|
764,0
|
790,0
|
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