Mondraker F-PODIUM CARBON R 2022
Sobre a Mondraker F-PODIUM CARBON R 2022
A Mondraker F-PODIUM CARBON R 2022 é uma Mountain Bike Full Suspension em carbono designada para a prática do Cross Country. Vem equipada com o grupo SRAM X01 Eagle de 12 velocidades (1x12). Possui cabeamento interno, cubo dianteiro boost, e cubo traseiro boost. A bike tem o peso aproximado de 10,8 kg.
Tecnologias
Cabeamento interno
Uma bicicleta com cabeamento interno significa que os cabos de freio, câmbio, canote, etc, passam por dentro do quadro e não por fora como são normalmente vistos na maioria das bikes. No geral, o cabeamento interno não faz diferença no rendimento da bike, porém melhora na manutenção, limpeza e também deixa a bike mais bonita de forma geral.
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Tapered head tube
O Tapered head tube ou tubo de direção cônico como também é chamado é um avanço recente no design dos quadros. A principal vantagem é tornar o tubo de direção mais rígido, mas também traz uma melhora na precisão da direção e também na resistência do quadro na junções com o tubo superior e inferior.
Trava remota guidão
A trava remota torna possível trava tanto a suspensão dianteira quanto traseira da bike por meio de uma alavanca no guidão. Na prática, muita energia da pedalada é transferida para as suspensões, então convém travá-las durante uma subida para ter um rendimento maior, por exemplo.
Tubeless ready
O tubless é a tecnologia que possibilita a não utilização de câmaras de ar nos pneus da bicicleta. O invés da câmara é utilizado um líquido selante que é responsável por evitar que o ar saia pelas extremidades do pneu além de reparar pequenos furos no pneu. Uma bike Tubless ready significa que tanto o pneu quando o aro suportam a tecnologia tubless.
Especificações
Manoplas
/
Grip
|
ONOFF Diamond, 1lock-on, 135mm
|
---|
Mesa
/
Steam
|
MDK, 6061 T6 Alloy, 31.8mm barbore, rise: +/-5º, length: sizes S/M: 50mm, size L: 60mm, size XL: 70mm
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
Fizik Antares R7
|
Caixa de direção
/
Headset
|
Acros AZX-239 R1 Block Lock, ZS44/28.6 top, ZS56/40 bottom
|
Canote
/
Seatpost
|
ONOFF Helium Carbon 0-R, diameter 31.6mm, length 400mm
|
Guidão
/
Handlebar
|
ONOFF Helium Carbon 0.2, rise: 4.8mm, width: 760mm, 9º backsweep, 0º upsweep, 31.8mm barbore
|
Alavancas de freio
/
Brake lever
|
SRAM Level TL, Direct Link actuation, tooled reach adjust, lever pivot bushings
|
Freio
/
Brakes
|
SRAM Level TL
Hidráulico
370 g
|
|
Pedivela
/
Crankset
|
SRAM X1 Carbon Eagle, Boost, DUB axle, Direct mount chain ring, S size: 170mm, M/L/XL size: 175mm
|
---|---|
Trocadores
/
Shifter
|
SRAM Trigger GX Eagle, 12s, X-Actuation 1:1
|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
SRAM DUB BSA, sealed bearings, 73mm
|
Corrente
/
Chain
|
SRAM GX Eagle
244 g
|
|
|
Cassete
/
Cassette
|
SRAM XG-1275 Eagle
12s
|
|
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
SRAM X01 Eagle
12s
|
|
Quadro
/
Frame
|
F-Podium 29 Stealth Air Full Carbon, XCO Optimized Zero Suspension System, 100mm, XC Forward Geometry, Carbon Monoblock upper link, BSA bottom bracket, tapered head tube, HHG internal cable routing, dedicated 1X drivetrain design, Boost 12x148mm rear axle, shock mudguard, postmount rear brake mount.
|
---|---|
Suspensão traseira
/
Rear suspension
|
Fox Float DPS EVOL
|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
Fox 34 Float Factory Kashima
|
Aros
/
Rims
|
Mavic Crossmax Carbon XL R 29, 30mm internal width, hookless, tubeless ready, 24 spokes
|
---|---|
Pneus
/
Tires
|
Maxxis Rekon Race 29x2.35, EXO protection, tubeless ready, 120TPI, folding bead
|
Raios
/
Spokes
|
Mavic straightpull duble butted, contactless lacing
|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
Mavic, Boost 12x148mm, ID360 Ratched system, IS 6 bolts, XD freehub
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
Mavic, Boost 15x110mm, IS 6 bolts
|
Geometria
Size | Frame size | SM | MD | LG | XL |
---|---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
-
|
390,0
|
420,0
|
470,0
|
510,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
-
|
75,8º
|
75,8º
|
75,8º
|
75,8º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
-
|
580,0
|
600,0
|
625,0
|
650,0
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
-
|
85,0
|
90,0
|
100,0
|
115,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
-
|
67,3º
|
67,3º
|
67,3º
|
67,3º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
-
|
42,0
|
44,0
|
45,0
|
45,0
|
g
Trilha
Trail
|
-
|
111,0
|
109,0
|
108,0
|
108,0
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
-
|
1138,0
|
1159,0
|
1183,0
|
1209,0
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
-
|
432,0
|
432,0
|
432,0
|
432,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
-
|
32,0
|
32,0
|
32,0
|
32,0
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
-
|
570,0
|
575,0
|
584,0
|
598,0
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
-
|
437,0
|
453,0
|
473,0
|
493,0
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
-
|
342,0
|
342,0
|
342,0
|
342,0
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
-
|
708,0
|
729,0
|
753,0
|
779,0
|
Assine a nossa newsletter
Receba no seu email as últimas novidades no mundo do ciclismo, lançamentos, tendências, calendário de provas e muito mais.
Não se preocupe, nós odiamos SPAM assim como você.
Comparar bikes