Mondraker CRAFTY XR 2022
Sobre a Mondraker CRAFTY XR 2022
A Mondraker CRAFTY XR 2022 é uma Mountain Bike Full Suspension em alumínio designada para a prática do Enduro. Vem equipada com o grupo SRAM GX Eagle de 12 velocidades (1x12). Possui cabeamento interno, canote retrátil, e cubo dianteiro boost. A bike tem o peso aproximado de 24,9 kg.
Tecnologias
Cabeamento interno
Uma bicicleta com cabeamento interno significa que os cabos de freio, câmbio, canote, etc, passam por dentro do quadro e não por fora como são normalmente vistos na maioria das bikes. No geral, o cabeamento interno não faz diferença no rendimento da bike, porém melhora na manutenção, limpeza e também deixa a bike mais bonita de forma geral.
Canote retrátil
O canote retrátil possui um sistema hidráulico ou a ar embutido que torna possível ajsutar a altura do selim durante a pedalada. Esse sistema é controlado atrás de uma alavanca posicionada no guidão. Na prática, é possível abaixar a altura do selim consideravelmente durante uma descida mais técnica, por exemplo.
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Tapered head tube
O Tapered head tube ou tubo de direção cônico como também é chamado é um avanço recente no design dos quadros. A principal vantagem é tornar o tubo de direção mais rígido, mas também traz uma melhora na precisão da direção e também na resistência do quadro na junções com o tubo superior e inferior.
Tubeless ready
O tubless é a tecnologia que possibilita a não utilização de câmaras de ar nos pneus da bicicleta. O invés da câmara é utilizado um líquido selante que é responsável por evitar que o ar saia pelas extremidades do pneu além de reparar pequenos furos no pneu. Uma bike Tubless ready significa que tanto o pneu quando o aro suportam a tecnologia tubless.
Especificações
Manoplas
/
Grip
|
ONOFF Diamond, 1lock-on, 135mm
|
---|---|
Controlador
/
Remote
|
Bosch Kiox 300
|
Mesa
/
Steam
|
ONOFF Sulfur FG 30mm 0º, 6061 forged alloy, 31.8mm barbore
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
FIZIK Terra Aidon X5 145mm
|
Bateria
/
Battery
|
Bosch Powertube 750Wh
|
Caixa de direção
/
Headset
|
ONOFF Saturn tapered for 1-1/8” to 1-1/2” head tube, ACB sealed bearings, top 41x30.2x7x45ºx45º, bottom 51.9x40x8x45ºx45º
|
Canote
/
Seatpost
|
ONOFF Pija dropper internal, diameter 31.6mm, S size: 387x125mm, M size: 425x150mm, L/XL size: 465x170mm
|
Guidão
/
Handlebar
|
ONOFF Sulfur 1.0 double butted 6061 alloy, rise: 20mm, width: 800mm, 9º backsweep, 5º upsweep, 31.8mm barbore
|
Alavancas de freio
/
Brake lever
|
SRAM Code R, tool-free reach adjust
|
Freio
/
Brakes
|
SRAM Code R
Hidráulico
|
|
Pedivela
/
Crankset
|
Race Face Aeffect ebike, 165mm
|
---|---|
Motor
/
Motor
|
Bosch Performance Line CX Cruise (25Km/h) GEN4 BS3
|
Trocadores
/
Shifter
|
SRAM Trigger GX Eagle, 12s, X-Actuation 1:1, single click
|
Cassete
/
Cassette
|
SRAM XG-1275 Eagle
12s
|
|
|
Corrente
/
Chain
|
SRAM NX Eagle
252 g
|
|
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
SRAM GX Eagle
12s
|
|
Quadro
/
Frame
|
Crafty 6061 Alloy Stealth Evo, e-Bike Optimized Zero Suspension System, 150mm travel, Forward Geometry, internal battery, Boost 12x148mm rear axle, tapered head tube, one-piece Monoblock upper link, HHG internal cable routing, MAX capacity sealed bearings, oversize 17mm axles, integrated dropout speed sensor, exclusive plastic motor covers.
|
---|---|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
Ohlins RXF 38
|
Suspensão traseira
/
Rear suspension
|
Ohlins TTX
|
Aros
/
Rims
|
Mavic E-Deemax S 29, 30mm internal width, Maxtal welded, PFP, tubeless, 28 spokes
|
---|---|
Pneus
/
Tires
|
Maxxis Minion DHF 29x2.6, tubeless ready, 3C MAXX TERRA, EXO+ Protection, 120TPI, folding bead
|
Raios
/
Spokes
|
Mavic straightpull duble butted, contactless lacing
|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
Mavic, Boost 12x148mm, ID360 Ratched system, IS 6 bolts, XD freehub
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
Mavic, Boost 15x110mm, IS 6 bolts
|
Geometria
Size | LG | XL | Frame size | SM | MD |
---|---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
450,0
|
490,0
|
-
|
380,0
|
420,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
75,0º
|
75,0º
|
-
|
75,0º
|
75,0º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
660,0
|
680,0
|
-
|
615,0
|
635,0
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
130,0
|
130,0
|
-
|
110,0
|
110,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
64,5º
|
64,5º
|
-
|
64,5º
|
64,5º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
g
Trilha
Trail
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
1280,0
|
1,3e3
|
-
|
1235,0
|
1255,0
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
455,0
|
455,0
|
-
|
455,0
|
455,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
16,0
|
16,0
|
-
|
16,0
|
16,0
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
650,0
|
650,0
|
-
|
632,0
|
632,0
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
480,0
|
500,0
|
-
|
440,0
|
460,0
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
358,0
|
358,0
|
-
|
358,0
|
358,0
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Assine a nossa newsletter
Receba no seu email as últimas novidades no mundo do ciclismo, lançamentos, tendências, calendário de provas e muito mais.
Não se preocupe, nós odiamos SPAM assim como você.
Comparar bikes