Sobre a Cannondale Scalpel Carbon SE 1 2022
A Cannondale Scalpel Carbon SE 1 2022 é uma Mountain Bike Full Suspension em carbono designada para a prática do Trail. Vem equipada com o grupo Shimano XT de 12 velocidades (1x12). Possui canote retrátil, cubo dianteiro boost, e cubo traseiro boost.
Tecnologias
Canote retrátil
O canote retrátil possui um sistema hidráulico ou a ar embutido que torna possível ajsutar a altura do selim durante a pedalada. Esse sistema é controlado atrás de uma alavanca posicionada no guidão. Na prática, é possível abaixar a altura do selim consideravelmente durante uma descida mais técnica, por exemplo.
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Eixo passante
Os eixos passantes foram originalmente projetados para bikes de downhill, mas se tornaram populares com o passar do tempo e hoje tem tomado o lugar dos clássicos quick-releases. Esse eixo é composto por uma haste mais rígida que entra por um lado do garfo/quadro e é rosqueado do outro lado. Isso garante uma estrutura mais rígida e segura se comparada aos quick-releases.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Tapered head tube
O Tapered head tube ou tubo de direção cônico como também é chamado é um avanço recente no design dos quadros. A principal vantagem é tornar o tubo de direção mais rígido, mas também traz uma melhora na precisão da direção e também na resistência do quadro na junções com o tubo superior e inferior.
Tubeless ready
O tubless é a tecnologia que possibilita a não utilização de câmaras de ar nos pneus da bicicleta. O invés da câmara é utilizado um líquido selante que é responsável por evitar que o ar saia pelas extremidades do pneu além de reparar pequenos furos no pneu. Uma bike Tubless ready significa que tanto o pneu quando o aro suportam a tecnologia tubless.
Especificações
Manoplas
/
Grip
|
Cannondale XC Silicone
|
---|---|
Pedais
/
Pedals
|
Not included
|
Mesa
/
Steam
|
Cannondale 1, 7075 Alloy, 1-1/8", 31.8, 7°
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
Cannondale Scoop Flat Elite, cro-mo rails
|
Caixa de direção
/
Headset
|
Integrated Sealed Bearing, Tapered
|
Canote
/
Seatpost
|
Cannondale DownLow Dropper, internal routing, 31.6, 100mm (S), 125mm (M-L), 150mm (XL)
|
Guidão
/
Handlebar
|
Cannondale 1 Riser, Carbon, 31.8mm, 9° sweep, 4° rise, 780mm
|
Alavancas de freio
/
Brake lever
|
Shimano XT hydraulic disc
|
Freio
/
Brakes
|
Shimano Deore XT BR-M8000
403 (BL-M8000) g
Freio a disco hidráulico
2 pistões
|
G03A Resin J03A Resin BL-T8000 SM-RT86 |
Pedivela
/
Crankset
|
HollowGram, BB30a, OPI SpideRing, 32T, Ai offset
|
---|---|
Trocadores
/
Shifter
|
Shimano XT, 12-speed
|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
Cannondale Alloy PressFit30
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
Shimano Deore XT RD-M8100
284 g
Cage SGS
12v
|
|
|
Cassete
/
Cassette
|
Shimano Deore XT CS-M8100-12
HYPERGLIDE+
|
10-51T 10-51T: 470g |
|
Corrente
/
Chain
|
Shimano CN-M7100
252 g
|
|
Quadro
/
Frame
|
Scalpel SE Carbon, 120mm travel, Proportional Response Tuned, FlexPivot Chainstay, PF30-83, Tapered Headtube, Speed Release 12mm thru axle, Ai offset, Stash compatible
|
---|---|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
RockShox SID Select+
DebonAir
1703 g
|
|
|
Suspensão traseira
/
Rear suspension
|
RockShox SIDluxe Select+
236 g
|
|
Aros
/
Rims
|
HollowGram 25, Superlight Hi-Impact Carbon, 28h, 25mm IW, tubeless ready
|
---|---|
Pneus
/
Tires
|
(F) Maxxis Ardent Race, 29 x 2.35", EXO Protection, tubeless ready, (R) Maxxis Recon Race, 29 x 2.25", EXO Protection, tubeless ready
|
Raios
/
Spokes
|
DT Swiss Competition Race, straight-pull
|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
DT Swiss, 12x148
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
Formula, 15x110
|
Geometria
Size | SM | MD | LG | XL |
---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
-
|
-
|
-
|
-
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
-
|
-
|
-
|
-
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
-
|
-
|
-
|
-
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
-
|
-
|
-
|
-
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
-
|
-
|
-
|
-
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
-
|
-
|
-
|
-
|
g
Trilha
Trail
|
-
|
-
|
-
|
-
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
-
|
-
|
-
|
-
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
-
|
-
|
-
|
-
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
-
|
-
|
-
|
-
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
-
|
-
|
-
|
-
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
-
|
-
|
-
|
-
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
-
|
-
|
-
|
-
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
-
|
-
|
-
|
-
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Assine a nossa newsletter
Receba no seu email as últimas novidades no mundo do ciclismo, lançamentos, tendências, calendário de provas e muito mais.
Não se preocupe, nós odiamos SPAM assim como você.
Comparar bikes